Crédito para financiamento de veículos fica estagnado no primeiro trimestre de 2012, aponta ANEF


O mês de março de 2012 registrou crescimento discreto do crédito para o financiamento de veículos na comparação com o mês anterior. O saldo total das carteiras de financiamentos de veículos (CDC e Leasing) fechou o primeiro trimestre em R$ 201,3 bilhões uma alta de 0,2%. Quando comparado com o mesmo período de 2011, o mês de março deste ano foi 6% maior, ou seja, o crescimento segue ocorrendo, porém a taxas decrescentes, é o que apontam os números da ANEF (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras).

O saldo de crédito para aquisição de veículos do mês de março corresponde a 4,8% do PIB nacional (estimado em R$ 4,200 trilhões), frente a 4,9% no mesmo período de 2011 e representa 9,7% do total do crédito do Sistema Financeiro Nacional e 30,3% do total do crédito destinado às pessoas físicas.

Com a tendência recente de queda dos juros e lembrando que, historicamente, o primeiro semestre do ano é menos aquecido que o segundo, a expectativa da ANEF é de que clientes de maior renda voltem a realizar financiamentos de novos veículos.

“O cliente que, por exemplo, adiou a compra do carro em 2011 porque achava que a situação econômica não era tão clara, pode agora retomar o planejamento de aquisição do veículo. Ainda é cedo para sentirmos os reflexos nas vendas e na oferta de crédito, mas isto deve ocorrer nos próximos meses”, afirma Décio Carbonari de Almeida, presidente da ANEF.

Inadimplência

Em alta desde o ano passado, o saldo de inadimplência no CDC de Veículos para Pessoa Física, acima de 90 dias, apresentou nova alta de 0,2 p.p, atingindo 5,7% no primeiro trimestre do ano. Em março de 2010, o saldo de inadimplência era de 3%.

Segundo a ANEF, uma política mais adequada ao novo cenário de crédito foi implementada em meados do ano passado e isto irá diminuir a inadimplência e ajudar a proteger os próprios clientes. “Com as novas políticas de crédito das financiadoras, em alguns casos, são solicitados uma entrada maior ou um parcelamento mais curto para salvaguardar a saúde financeira do potencial cliente e para que ele não tenha maiores dificuldades de cumprir com seu compromisso”, avalia o presidente.

Taxas de Juros e Planos de Financiamentos

Durante o primeiro trimestre a taxa de juros estava em 1,98 % ao mês enquanto no mesmo período de 2011 estava em 2,20 %. Nos novos contratos, os planos de financiamento fecharam com a média de 41 meses, sendo que o prazo máximo oferecido permaneceu em 60 meses.

Entre caminhões e ônibus, o Finame ainda é a opção de compra de maior procura com 69% no período, seguido por compras à vista, financiamento, leasing e Finame leasing e consórcio.

Motocicletas

As modalidades de compra nas vendas das motocicletas foram as que apresentaram mudanças mais significativas. As compras à vista tiveram um aumento de 3 p.p, passando de 21%, em 2011, para 24% dos pagamentos no primeiro trimestre deste ano. O financiamento deixou de representar 52% e passou a ser utilizado em 46% das compras e o consórcio teve aumento na procura, passando de 27% para 30%.

Fundada em 1993, a ANEF representa as suas marcas associadas junto aos órgãos do governo, de entidades de classe e associações congêneres, divulga, esclarece e presta informações tanto à imprensa quanto aos consumidores em geral sobre as modalidades de financiamentos – CDC (Crédito Diretor ao Consumidor), Finame, Leasing e Consórcio –, nos segmentos automóveis, ônibus, caminhões e motocicletas. A entidade representa, hoje, 14 marcas e suas respectivas estruturas de serviços de financiamento, incluindo bancos, empresas de arrendamento mercantil e administradoras de consórcios vinculados à indústria automotiva.

Contatos para a imprensa

Printer Press Comunicação Corporativa – Assessoria de Imprensa da Anef
ANDERSON CAVALCANTE (anderson@printerpress.com.br) – (11) 5582-1620
FELIPE GUIMARÃES (felipe@printerpress.com.br) – (11) 5582-1603
MAIO/2012

Relações

A ANEF se relaciona com outras entidades de classe, associações de diversos segmentos, órgãos governamentais, autoridades e instituições de ensino, promovendo eventos e discussões de assuntos de interesse comum e disponibilizando informações gerais sobre o mercado. Dessa forma, a ANEF estreita cada vez mais a relação entre as suas associadas e essas entidades.

ANEF
Localização
  • Alameda dos Maracatins, 992

  •        Torre B, 11º Andar, Conjs.112/114
           04089-001 São Paulo - SP
           

  • (11) 5531-7314

Contato