Primeiro trimestre de 2023 registra um total de R$ 47 bilhões em recursos liberados para financiamentos de veículo


Saldo total das carteiras apresentou alta de 11,2 % em relação ao mesmo período de 2022, atingindo R$ 380,7 bilhões • Vendas à vista de leves representam 61% e os financiados 34% no período O primeiro trimestre do ano apresentou um volume de recursos liberados para financiamento de veículos 5,2% maior, se comprado ao mesmo período de 2022. Foram R$ 47,07 bilhões neste ano, contra R$ 44,7 bilhões no ano anterior, segundo dados da ANEF (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras). O saldo total de carteiras também apresentou elevação, atingindo R$ 380,7 bilhões, 11% a mais do que nos primeiros três meses do ano passado, quando o total foi de R$ 342,4 milhões. O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) continua ocupando quase a totalidade frente ao Leasing. Já o Consórcio apresentou crescimento neste primeiro trimestre, chegando a 5%. Mas permanecem em destaque as vendas à vista de veículos e comerciais leves que alcançaram um patamar de 61% no total, ante 34% do volume de financiamentos. Neste cenário atípico, merecem atenção as vendas licenciadas que registraram um crescimento de cerca 16%. “Vale dizer que 50% do total corresponde às vendas diretas para locadoras (28%), taxistas, frotas corporativas, vendas a PCD, que representam cerca de 7%”, informa Paulo Noman, presidente da ANEF. Para Noman, o panorama do mercado continua bastante desafiador. “Os juros permanecem altos. O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central manteve a taxa Selic em 13,75%. Esses fatores somados à instabilidade econômica e o preço dos veículos têm assustado e afastado o consumidor do financiamento”, afirma Noman. Por outro lado, a realidade é que há também uma maior seletividade na concessão ao crédito por parte dos bancos, principalmente pelo crescimento dos casos de fraudes e da inadimplência. Carteira e produtos O saldo das carteiras de financiamento no primeiro trimestre do ano representou uma elevação de 11,3%, em se tratando de CDC, com R$ 378,3 bilhões contra R$ 339,9, em comparação ao mesmo período de 2022. Já o Leasing teve uma retração de 5,8%, com R$ 2,35 bilhões de Arrendamento. Ano passado, até março, o valor foi de R$ 2,5% bilhões. Para atrair o consumidor, os bancos estão usando da criatividade e optando pela estratégia mais adequada para o negócio. “O objetivo é encontrar formas de fazer com o consumidor fique mais confiante e, ao mesmo tempo, os bancos consigam manter a sua rentabilidade”, afirma o executivo. Formas de escoamento das vendas no mercado As vendas financiadas de veículos de passeio e comerciais leves, em relação ao primeiro trimestre de 2022, se mantiveram praticamente estáveis, com pequena elevação de pontos percentuais, chegando a 34%. O Consórcio atingiu 5% ante 4% do ano anterior. E as vendas à vista tiveram uma pequena redução de pontos percentuais, de 64% para 61%. As negociações de caminhões e ônibus seguiram com uma média próxima a registrada no primeiro trimestre de 2022. O Finame se destacou aumentando 10 pontos percentuais e compôs a maior parcela das vendas, com 39%, seguido do Financiamento CDC com 31%, depois pelas vendas à vista, com 24%, e do Consórcio com 6%. Já as vendas de motocicletas, tiveram um decréscimo no produto Consórcio (28% frente aos 30% alcançados nos três primeiros meses de 2022) e do financiamento (33% contra 34% no ano anterior). Os negócios à vista, por outro lado, registraram crescimento: 39% frente aos 36% registrados durante o primeiro trimestre de 2022. Inadimplência de veículos acima de 90 dias A inadimplência continua registrando crescimento, pois os recursos livres já ultrapassaram os 6%, os financiamentos de veículos (CDC) alcançaram 5,5% e o Leasing de veículos se mantém estável nos 3,3%, no caso de Pessoa Física. No caso de Pessoa Jurídica, a inadimplência está estável em 2,4%, com uma pequena elevação de 0,7 pontos percentuais em se tratando de Recursos Livres. O total da carteira de CDC está em 1,9%, e o Leasing continua em 0,5% Sobre a ANEF Fundada em 1993, a ANEF representa as suas marcas associadas junto aos órgãos do governo, de entidades de classe e associações congêneres, divulga, esclarece e presta informações, tanto à imprensa quanto aos consumidores em geral, sobre as modalidades de financiamentos – CDC (Crédito Direto ao Consumidor), Finame, Leasing e Consórcio –, nos segmentos de automóveis, ônibus, caminhões e motocicletas. A entidade representa, hoje, 8 marcas e suas respectivas estruturas de serviços financeiros, incluindo bancos, empresas de arrendamento mercantil e administradoras de consórcios vinculados à indústria automotiva. ANEF Atendimento à Imprensa Grupo Printer Comunicação Priscilla Rosa (priscilla.rosa@grupoprinter.com.br) / 11.98654-0104 Claudia Zanderigo (claudia.zanderigo@grupoprinter.com.br) / 11. 91557-0025 Wedja Sabrina (wedja.sabrina @grupoprinter.com.br) / 11. 97543-6507 Maio/2023

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